Governo da Paraba

ipva consulta_veiculos mobile estude_aqui veiculo_roubado
 
Prazo para parcelamento de dívidas de IPVA e licenciamento termina sábado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Nelma Figueiredo   
Ter, 29 de Maio de 2012 15:09

PANFLETO-IPVA-opcao2_1

Os proprietários de veículos com dívidas de licenciamento vencidas até 31 de dezembro de 2011 têm até este sábado (2) para solicitar o parcelamento, com redução de juros e multas, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Estadual da Receita.

No sábado, haverá atendimento ao público das 8 às13h, no posto do Detran no Shopping do Automóvel (BR-230 – Estrada de Cabedelo) e na sede da 1ª Ciretran de Campina Grande.  Nas demais cidades os usuários devem aderir ao parcelamento até a sexta-feira (1).

Podem ser parceladas as dívidas referentes ao IPVA e taxas de serviço do Detran para veículos pertencentes à pessoas físicas, arrendamento mercantil ou leasing. O parcelamento pode ser feito em até 12 meses, desde que o valor da parcela não seja inferior a 2 UFR-PB.

A redução dos juros e multas pode ser de até 100% para quem optar pela parcela única; 80% para quem pagar em 2 ou 3 parcelas; 60% para parcelamento em 6 meses e 40% para parcelamentos entre 7 e 12 meses.

Para aderir ao parcelamento basta solicitar a guia de recolhimento no setor de atendimento do Detran.

O parcelamento não inclui seguro obrigatório, multas por infrações de trânsito nem o licenciamento 2012. Mas vale lembrar que, independente do número de anos de licenciamento em atraso, o usuário só pagará o seguro obrigatório referente a um ano, sendo vantagem aproveitar o parcelamento das dívidas para pagar o licenciamento 2012 com o seguro obrigatório do ano vigente. Mas o parcelamento não está condicionado ao pagamento do licenciamento 2012, exceto para veículos com finais de placas que já venceram (1, 2, 3, 4) e final 5, que vence nesta quinta-feira (31).

Frota – Atualmente, a frota da Paraíba é de 832 mil veículos e a inadimplência é de mais de 30 %. Na capital, a inadimplência é de 25%, o que equivale a quase 70 mil veículos.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, com o fim do prazo para parcelamento da dívidas serão intensificadas as ações de  policiamento de trânsito na tentativa de tirar de circulação mais de 260 mil veículos em situação irregular.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, circular com veículo com licenciamento em atraso é infração gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de quase R$ 200.

Final 7 – Os proprietários de veículos com placa final 7 têm até esta quinta-feira para solicitar o desconto de 10% no valor do IPVA em cota única, ou para parcelar o imposto em três meses.

Para o final 8, o desconto vai até o dia 30 de junho; para placas com final 9 o desconto termina em 31 de julho e para final zero termina em 31 de agosto.

Mais informações sobre o calendário de licenciamento 2012 podem ser consultadas no site do Detran no endereço www.detran.pb.gov.br.

 
 


Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN

Rua Emilia Batista Celane, S/N - Mangabeira VII - João Pessoa - PB - CEP 58058-280

Fone (83)3216-2500 / E-mail: ouvidoria@detran.pb.gov.br
C.N.P.J. 09.188.376/0001-46