Notícias
Home Notícias UEPB participa de ação integrada no Parque da Criança em encerramento da campanha “Maio Amarelo”
Escrito por Assessoria de Comunicação da UEPB Qui, 25 de Maio de 2017 11:31

No encerramento das atividades da campanha “Maio Amarelo”, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), participa no próximo domingo (28), das 8h às 12h, de uma ação integrada a ser realizada no Parque da Criança, em Campina Grande. A atividade acontecerá em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Conselho de Trânsito do Estado, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros órgãos parceiros, dentro de uma série de atividades educativas voltadas para o trânsito na Paraíba previstas na chamada “Agenda Integrada – Educação Para o Trânsito 2017”.

Durante o evento, o Laboratório Itinerante (LABIT) realizará um conjunto de ações de saúde voltadas para a melhora da qualidade de vida da população. O LABIT é um programa de Extensão da UEPB e envolve vários projetos oriundos de cursos como Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física. Serão realizadas ações como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre higiene bucal, entre outros serviços, além de um trabalho voltado para recreação e aeróbica. Serão ainda distribuídos materiais informativos com dicas para um trânsito seguro e responsável, tanto para os condutores como para os pedestres.

A UEPB também estará envolvida na realização do 2º Passeio Ciclístico Beneficente na cidade de Campina Grande, promovida pela 3ª Companhia de Policiamento de Trânsito pertencente ao BPTran. O evento, além de promover saúde e bem-estar aos participantes, arrecadará alimentos não perecíveis para serem distribuídos às instituições filantrópicas da cidade. Além disso, visa mostrar que o ciclismo como atividade esportiva requer cuidados indispensáveis para uma boa condução no trânsito, devendo ser observadas as normas gerais de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Por sua vez, a PRF levará um ônibus com o Cine Rodoviário, no qual serão exibidos filmes sobre educação no trânsito.

Pró-reitor de Extensão, o professor José Pereira destaca que o “Maio Amarelo” foi a primeira ação que a UEPB participou este ano dentro da “Agenda Integrada – Educação para o Trânsito”. Ele observa que a Instituição teve um destacado envolvimento na campanha, que acontece em nível mundial, com ações específicas nos polos instalados em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Monteiro, Catolé do Rocha e Sousa.

“Essa foi a primeira ação da Agenda Integrada que foi construída com vários órgãos. Planejamos várias ações para o ano todo e a avaliação que fazemos do ‘Maio Amarelo’ é muito positiva. Essa campanha já existe e nós intensificamos as ações. O bom é que conseguimos desenvolver atividades mais integradas, realizadas em todos os cantos do Estado”, destaca Pereira. Em junho, a UEPB realizará outra grande ação dentro da Agenda Integrada que será o “São João Seguro”.

Texto: Severino Lopes