Notícias
Home Notícias UEPB participa de ação integrada no Parque da Criança em encerramento da campanha “Maio Amarelo”
'
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Assessoria de Comunicação da UEPB Qui, 25 de Maio de 2017 11:31

No encerramento das atividades da campanha “Maio Amarelo”, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), participa no próximo domingo (28), das 8h às 12h, de uma ação integrada a ser realizada no Parque da Criança, em Campina Grande. A atividade acontecerá em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Conselho de Trânsito do Estado, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros órgãos parceiros, dentro de uma série de atividades educativas voltadas para o trânsito na Paraíba previstas na chamada “Agenda Integrada – Educação Para o Trânsito 2017”.

Durante o evento, o Laboratório Itinerante (LABIT) realizará um conjunto de ações de saúde voltadas para a melhora da qualidade de vida da população. O LABIT é um programa de Extensão da UEPB e envolve vários projetos oriundos de cursos como Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física. Serão realizadas ações como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre higiene bucal, entre outros serviços, além de um trabalho voltado para recreação e aeróbica. Serão ainda distribuídos materiais informativos com dicas para um trânsito seguro e responsável, tanto para os condutores como para os pedestres.

A UEPB também estará envolvida na realização do 2º Passeio Ciclístico Beneficente na cidade de Campina Grande, promovida pela 3ª Companhia de Policiamento de Trânsito pertencente ao BPTran. O evento, além de promover saúde e bem-estar aos participantes, arrecadará alimentos não perecíveis para serem distribuídos às instituições filantrópicas da cidade. Além disso, visa mostrar que o ciclismo como atividade esportiva requer cuidados indispensáveis para uma boa condução no trânsito, devendo ser observadas as normas gerais de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Por sua vez, a PRF levará um ônibus com o Cine Rodoviário, no qual serão exibidos filmes sobre educação no trânsito.

Pró-reitor de Extensão, o professor José Pereira destaca que o “Maio Amarelo” foi a primeira ação que a UEPB participou este ano dentro da “Agenda Integrada – Educação para o Trânsito”. Ele observa que a Instituição teve um destacado envolvimento na campanha, que acontece em nível mundial, com ações específicas nos polos instalados em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Monteiro, Catolé do Rocha e Sousa.

“Essa foi a primeira ação da Agenda Integrada que foi construída com vários órgãos. Planejamos várias ações para o ano todo e a avaliação que fazemos do ‘Maio Amarelo’ é muito positiva. Essa campanha já existe e nós intensificamos as ações. O bom é que conseguimos desenvolver atividades mais integradas, realizadas em todos os cantos do Estado”, destaca Pereira. Em junho, a UEPB realizará outra grande ação dentro da Agenda Integrada que será o “São João Seguro”.

Texto: Severino Lopes