Notícias
Home Notícias Detran-PB programa palestras e campeonato digital para Semana Nacional de Trânsito
'
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Assessoria de Comunicação do Detran-PB Sex, 08 de Setembro de 2017 14:42

Comemorada no período de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito já tem programação definida na Paraíba, sob a coordenação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). A abertura acontecerá na segunda-feira (18), às 9h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, com a presença do superintendente Agamenon Vieira, demais autoridades e representantes de instituições parceiras.


De acordo com a programação, a abertura será marcada pela apresentação do Grupo de Danças Folclóricas do Sesc, seguida de esquete teatral sobre o trânsito, encenada pela “Arretado Produções Artísticas”, e palestra sobre tema específico da Semana Nacional de Trânsito (SNT).


A palestra será proferida pelo presidente da Associação Nacional dos Detrans, Antônio Carlos Gouveia, sobre o tema “Nós somos o trânsito”, principal abordagem da SNT, com a finalidade de alertar a população sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, no sentido de diminuir os números alarmantes de mortes e feridos nas vias e rodovias do país.


Jogo digital – Nesta segunda-feira (11) será lançado o jogo digital “Desafio Superprático Detran”, cujo aplicativo poderá ser baixado gratuitamente, na plataforma mobile. O campeonato seguirá até a zero hora do dia 20 de setembro e a divulgação dos cinco primeiros vencedores será feita no dia seguinte. As premiações (1 notebook e 4 smartphones) serão entregues no dia 25, durante o encerramento da SNT, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.


A Semana Nacional de Trânsito se estenderá às principais cidades do interior do Estado, a exemplo de Santa Rita (dia 19, às 10h), onde será realizada uma audiência pública sob a coordenação de Adones Júnior, chefe do Posto do Detran naquele município, em parceria com Luiz Carlos André, da Ong ETEV (Educar para o Trânsito, Educar para a Vida). No dia seguinte (20, às 10h) será a vez da audiência pública no município de Patos, sob a coordenação do diretor de Engenharia do Detran-PB, Maurício Alves, seguida de distribuição de cartilhas e palestra proferida pela chefe da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Poliana Figueiredo, às 15h.


A programação da SNT chegará a Cajazeiras no dia 21, no mesmo horário, com audiência pública sob a coordenação da Diretoria de Engenharia e palestra da chefe da Divisão de Educação de Trânsito (DET), Abimadabe Vieira, às 15h, além de distribuição de cartilhas sobre o tema. O município de Sousa será contemplado no dia 22, também às 10h, sob a responsabilidade do diretor Maurício Alves e palestra da chefe da EPTran, também à tarde.


O encerramento da Semana Nacional de Trânsito está programado para as 9h do dia 25 de setembro, na Fiep, onde haverá uma exposição de trabalhos sobre Educação para o Trânsito, produzida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), panfletagem e mesa de encerramento com entrega das premiações aos vencedores do jogo digital “Desafio Superprático Detran”, além de apresentação cultural do Grupo Musical Sivuquiando, daquela universidade.